Sage Construção

Uma ferramenta de gestão completa para empresas de Construção Civil e Obras Públicas.

A linha Construção é uma solução modular de acordo com a legislação nacional, adaptada a todas as necessidades da construção civil, bem como às actividades relacionadas, tanto nas obras públicas, como nas particulares e próprias.

Desenvolvida a pensar nas vertentes técnica (orçamentistas e directores de obra), administrativa e financeira, é uma solução simples e eficiente que permite gerir o negócio de pequenas e médias empresas.

Sejam empreiteiros gerais ou construtores, mas também para as actividades de instalações eléctricas e mecânicas, saneamento, construção de estradas e terraplenagens, carpintarias, serralharias, gabinetes de projecto e fiscalização, câmaras municipais, gabinetes de apoio técnico e todas as entidades públicas que necessitem de fiscalizar obras são potenciais utilizadores da aplicação.

Organização Funcional

Tendo por base uma empresa de construção típica do segmento médio, a sua organização funcional passará por uma subdivisão em sectores bem definidos, e atribuição a cada um deles das respectivas actividades correspondentes à sua função.

Por essa razão, é necessária uma definição dos fluxos de informação que podem ocorrer entre os diferentes departamentos, devendo por isso uma aplicação informática deste tipo satisfazer as necessidades específicas de cada empresa.

Módulos disponíveis

São 3 os módulos disponíveis para comercialização:

  • Orçamentos
  • Autos
  • Gestão Integrada de Obras

Todos os módulos podem ser comercializados individualmente, excepto o de Autos, que necessita do de Orçamentos.

Outras Características

Em consonância com a plataforma Next, que serve de suporte à aplicação Sage Construção, existem características comuns a outras aplicações Sage que permitem total flexibilidade e parametrização.

Solução Integrada

Com vista à satisfação dos vários departamentos da empresa cliente, este produto permite que sejam utilizadas variações tendo como base a sua capacidade organizativa.

Uma das características da aplicação Sage Construção é o seu funcionamento integrado com aplicações da área da contabilidade da Sage. Essa integração pode ser feita por descarga nas linhas 50, 100 e Gestexper, e automaticamente na linha Next.

Funcionalidades Sage Construção

Cobrindo toda a vertente administrativa e financeira como o controlo e facturação de obras, gestão de preços e orçamentos, elaboração dos mapas necessários aos concursos públicos, comunicação de dados para outras aplicações, a aplicação de Construção é caracterizada pela sua facilidade de utilização e flexibilidade, satisfazendo perfeitamente as necessidades das empresas de construção civil e obras públicas, bem como todas as que têm qualquer tipo de intervenção no sector.

Orçamentos

De acordo com as necessidades das empresas do sector, o módulo de orçamentos possibilita a criação de propostas tendo por base tanto um conjunto de tabelas previamente inseridas de preços simples (materiais, equipamentos, mão-de-obra e subempreitadas), ou de preços compostos (que podem incluir simples ou outros compostos), como de preços não codificados (sem qualquer relação com a base de dados).

A facilidade na inserção e manipulação dos vários níveis (capítulos, artigos, etc.) por “arrasto” (drag and drop) doutras tabelas e orçamentos, permite a renumeração automática de todos os níveis de acordo com a posição relativa em que se encontram.

As importações e exportações em vários formatos fazem-se em consonância com as regras do Código dos Contratos Públicos.

Autos

Para as empresas que em obras públicas tenham necessidade de apresentar junto com a facturação as listas de trabalhos realizados periodicamente, ou que pretendam uma elaboração mais cuidada do planeamento de uma obra, o módulo de autos torna-se essencial já que permite a elaboração de plano de trabalhos por qualquer nível com a indicação da respectiva precedência, o que possibilita analisar automaticamente quaisquer desvios de atrasos ou adiantamentos que a obra possa ter nas tarefas executadas ou por executar.

Gestão Integrada de Obras

A necessidade de gerir obras é satisfeita nas diversas perspectivas de cada uma das categorias dos utilizadores intervenientes. Se por um lado a gestão financeira permite informações fundamentais para a correcta avaliação das acções com reflexo económico a tomar na empresa (compras, contas correntes, pagamentos, recebimentos, etc.), por outro a gestão técnica possibilita obter a informação necessária à tomada de medidas para a correcção em tempo útil dos desvios em obra (saldos de obra, desvios, stocks, etc.).

O módulo de gestão integrada de obras aborda no fundamental 5 grandes tipos de custos de obras:

  • Gestão de materiais em armazém ou obras
  • Gestão de equipamentos próprios ou alugados
  • Gestão de serviços de funcionários ou tarefeiros
  • Gestão de subempreiteiros
  • Gestão de custos diversos

Gestão de Terceiros

De acordo com as características de uma gestão comercial como as da plataforma NEXT que lhe serve de base, acrescidas das opções necessárias para a respectiva relação com as correspondentes obras, a aplicação Sage Construção torna-se uma potente ferramenta de gestão, onde se incluem todas as necessidades para a recepção e emissão de documentos e sua relação com bancos e tesouraria.

Dado que as obras públicas exigem uma relação entre cliente e fornecedor do serviço que garanta a boa execução dos trabalhos com as respectivas cauções, é fundamental em obras deste tipo ter o controlo sobre as cauções apresentadas, tanto pela gestão de patamares de valores nas entidades bancárias ou seguradoras, como pelas respectivas datas de vencimento.

Análises

Todas as informações acima indicadas nos permitem vários os tipos de consultas em mapas já criados ou a criar à medida, com os quais se possibilitam diversas formas de análises de obras.

Soluções Software Sage

Fruto da fusão de várias empresas líderes no mercado nacional, reunimos sistemas integrados que permitem de uma forma fácil e versátil o tratamento da informação de acordo com as necessidades de cada negócio. Veja a página da visão geral da solução, assim como as vantagens e características da mesma em Software Sage

Soluções para Pequenas e Médias Empresas:

Soluções Verticais: